Área do Aluno

Malha Fiscal 2024: Análise dos dados da Receita Federal

Mais de 1,4 milhão de declarações do IRPF estão retidas em 2024, veja os principais fatores de retenção

Mais um ano, mais uma malha fina! Parece que a Receita Federal está de olho em cada centavo. A malha fiscal continua sendo um dos maiores desafios para os contribuintes brasileiros. De acordo com os últimos dados da Receita Federal, mais de 1,4 milhões de declarações do Imposto de Renda de 2024 já foram retidas. Isso representa um percentual considerável do total de declarações enviadas. 

Mas por que tantas declarações caem na malha fina? Os motivos são diversos, e vão desde erros simples na declaração até informações divergentes entres dados informados e os bancos de dados da Receita.

Entenda os principais fatores que contribuíram para a retenção na malha fiscal de 2024.

57,4% – Deduções: as despesas médicas continuam sendo a principal causa da retenção, somente 51,6% dos casos. 

27,8% – Omissão de rendimentos: rendimentos não declarados, tantos dos titulares quanto dos dependentes.

9,4% – Diferenças no Imposto Retido na Fonte (IRRF): inconsistências entre os valores declarados pelos contribuintes e os informados pelas fontes pagadoras.

1,6% – Rendimentos Recebidos Acumuladamente: discrepâncias entre os dados declarados e as informações fornecidas pelos pagadores.gamento de rendimentos na Dirf;

1,1% – Imposto de Renda pago durante o ano de 2023: diferenças nos valores de imposto declarados e os registrados nas bases da Receita.

Se você caiu na malha fina, não se preocupe! Essas situações podem ser corrigidas, e é fundamental contar com o suporte de um time especializado. 

Nossa consultoria oferece uma gama de serviços que vão além da simples correção de erros: atuamos na análise de processos internos e na implementação de estratégias fiscais eficientes, garantindo que sua empresa esteja preparada para evitar complicações futuras e maximizar sua conformidade tributária.

Dúvidas e Sugestões!? Clique aqui para enviar-nos uma mensagem, mas se preferir falar pelo whatsapp com um de nossos consultores clicando aqui.